A importância do SSL em lojas virtuais

A importância do SSL em lojas virtuais

 

A cada dia  tem se tornado mais importante o uso SSL em lojas virtuais.O número de sites que o utilizam esta tecnologia triplicou entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016. Se 20,68% dos sites usavam SSL em 2015, agora esse volume disparou para 73,85% entre os sites que passaram a proporcionar uma navegação mais segura aos seus clientes e visitantes.

A fonte dos dados é a pesquisa “Perfil do e-commerce brasileiro”,feita pela BigData Corp, e  sob encomenda da PayPal Brasil. Foram analisados 10,5 milhões de sites registrados no país e processadas cerca de 4,5 petabytes de informação com o objetivo de entender o crescimento das lojas virtuais no país.

Investir em segurança está a cada dia mais importante para os lojistas que pretendem atingir um publico de clientes cada vez maior, pois  mais de 51% dos entrevistados apontaram a segurança como um dos fatores principais que os levam ou não em optar pela compra.

Qual a lição que tiramos desses indicadores e o crescimento dos investimentos em segurança?

Bem, a resposta é: a segurança é o fator mais importante dentro de um comércio. Isso porque ela é um diferencial interessante para qualquer consumidor, mesmo para aqueles que não a veem como a preocupação principal. Os sites começam a se movimentar porque já sentem a necessidade de reduzir impactos possíveis por conta de ataques e invasões de pessoas mal-intencionadas e que pudessem acabar acessando dados do seu consumidor, roubando senhas e etc. Quer dizer, estes sites na verdade se protegem desse “problemão” que poderia afetar tanto o consumidor como a loja.

 

Como funciona o SSL   nas lojas virtuais?

SSL ( Secure Sockets Layer) Este protocolo SSL, assegura que os dados que estão trafegando não sejam capturados ou mesmo alterados por algum criminoso online, tudo isso através de criptografia dos dados e isto passa mais segurança para os usuários nas transações de compra por exemplo, onde, são informados dados de cartão de crédito.
Trocas de informações sigilosas de clientes, como ocorrem com as lojas virtuais, por exemplo, esse fator é algo praticamente indispensável para que não se pense em segurança.

Alguns clientes costumam procurar por essas “marcas” de proteção na loja que consomem e podem identificá-la pelo cadeado verde que aparece ao lado da url do site e também pelo HTTPS (que é o site com SSL) no lugar do HTTP (que é o site comum, sem SSL).

A importância do SSL em lojas virtuais

A importância da segurança em lojas virtuais para seu publico

Quando as lojas adotam o sistema de segurança SSL, elas também atendem a esse público que está em crescimento e, que a medida que conhece mais os riscos da internet, tende a se prevenir mais e se tornar mais criterioso aos sites que acessa, a verificações de segurança, blindagem de sites e etc.

Fora isso, o lojista se “vacina” contra um fator que costuma impedir a compra de se concretizar, já que para 56% dos entrevistados de uma pesquisa promovida pelo Conecta em julho do ano passado, era esse, a falta segurança, o principal fator que os impedia de concluir uma compra. A mesma pesquisa indicou que certificações de segurança foram colocados em primeiro lugar na percepção dos consumidores como sendo o principal atributo para se sentirem seguros ao fazer uma compra, isso antes mesmo de contabilizarem a credibilidade do estabelecimento e formas de pagamento.

O dado acima ajuda também a entender como o SSL pode se mostrar uma bela oportunidade para as pequenas e médias lojas virtuais se posicionarem entre as maiores: o fator credibilidade que o SSL fornece ajuda a passar confiança adicional sobre as lojas virtuais, ainda que elas sejam pouco conhecidas do grande público. E, tudo isso junto e misturado, é o que o torna – ao SSL – algo tão importante nos dias atuais e que, pelo jeito, continuará a impulsionar uma curva de crescimento em um futuro nem tão distante assim.

 

Como gerar um certificado SSL.

A melhor maneira de fazer isso é entrando em contato com seu serviço de hospedagem.
Para você poder utilizar um certificado digital SSL é preciso informar seus dados sobre a propriedade do site / Loja Virtual, como endereço, documentação e a pessoa de contato. Tendo esses dados, é feita a geração de um par de chaves de criptografia, que garantem a codificação dos dados. As chaves são: Chave privada, que ficará no servidor e Chave publica, que irá ser utilizada com as informações de cadastro para gerar um CSR (Certificate Signing Request). O CSR é validado por uma autoridade certificadora (CA), comprovando a autencidade dos documentos e também confirmando a propriedade do site / Loja Virtual. A CA então gera o certificado definitivo, que precisa ser instalado pelo provedor contratado por você para a hospedagem de seu site / Loja Virtua
Veja mais artigos de E-commerce como esse no nosso site oficial

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
A importância do SSL em lojas virtuais
Author Rating
51star1star1star1star1star