Ter um PLANO DE NEGÓCIOS é fundamental para iniciar seu E-Commerce

 

Um plano de negócios é uma ferramenta essencial para um empreendedor. Qualquer
intenção de criação de um empreendimento deve ser muito bem elaborada, por isso, é
importante avaliar diversas questões. O mercado, por exemplo, é bastante importante, pois
devemos saber exatamente onde vamos atuar e quais serão as condições desse meio. Devemos
conhecer nosso produto ou serviço a prestar para projetar os custos, os insumos necessários,
tempo investido, etc


Os passos para elaborar um plano de negócio e começar sua loja virtual…

 

Como montar uma loja virtual - conteúdo

 

  • Breve descrição do projeto  –  Descrição do e-commerce a ser desenvolvido – não mais de uma página.

 

  • Planeje o site da loja virtual  – O primeiro contato do consumidor com o seu negócio. Ele deve conter o máximo de informações sobre os produtos e a empresa de forma objetiva.

 

  • Inormações da empresa – Colocar  nome da empresa,o  endereço da empresa, endereço eletrônico, telefone, email… Quando iniciou as atividades, caso já esteja em funcionamento. Nome de um responsável para contato,que geralmente será um dos dirigentes da empresa e respectivos números de telefone e e-mail.

 

  • Registros  – Você precisa saber de todos os registros que ter´´a que fazer para seu e-commerce ou produtos.Desde cnpj até o domínio que deverá ser utilizado

Como montar uma loja virtual - domínio

  • Análise de mercado – Descreva as oportunidades do mercado de e-commerce para a sua empresa e o perfil dos consumidores visados.

Como montar uma loja virtual - Analise de mercado

 

  •  Análise da concorrência – Saiba quem são seus concorrentes diretos, faça um estudo de como estão agindo, vendendo e divulgando seus produtos no google e nas redes sociais.

 

  • Estratégia de divulgação – Indique as ações a serem empreendidas para divulgar o site e atrair; indique se utilizará sites de busca, propaganda online e etc.

 

  • Estratégia de preços – Defina sua política de preços e descontos e defina quais serão as formas de pagamentos, descontos, promoções,  parcelamentos, vai trabalhar com qual gateway de pagamento etc.

 

  • Infra estrutura:Listar as instalações da empresa, plataforma, hospedagem do site, domínio, serviço de e-mail marketing e outros equipamentos, assim como as respectivas quantidades e custos.

Como montar uma loja virtual - Infraestrutura

 

  • Site e Recursos tecnológicos: Todos os recursos e necessidades que você vai precisar para colocar em prática seu projeto. Avaliar quais as reais necessidades como por exemplo construção de blog e postagem constante de conteúdo.

 

  • Plataforma:Nessa etapa do plano de negócios você deve escolher a plataforma  de e-commerce mais adequada ao seu negócio. Faça a descrição do sistema, seus benefícios e ainda escolha modelos de layout e funcionalidades adicionais para serem implementadas no futuro.

 

Como montar uma loja virtual - Plataformas

 

  •  Estratégia de vendas  – Pense sobre como será o envio e recebimento dos produtos de sua loja virtual

 

  • Marketing – No marketing digital fazemos o levantamento dos principais termos de buscas relacionados ao negócio, estimando custos de anúncio através do adwords e também o perfil de busca dos visitantes.
    Além disso também definimos estratégias de conteúdo que poderão ser utilizadas em outros canais como o blog, redes sociais e e-mail-marketing. Outros canais de marketing como marketplaces, comparadores de preço, etc também são apresentados no estudo.

 

  • Plano de logística – Você precisa planejar aqui como pretende entregar os produtos para seu cliente de uma forma segura e com qualidade.

 

  • Estratégia de pós-venda – Saiba como será o atendimento com o cliente pós venda e quais recursos você pretende ter em sua loja virtual para aplicar da melhor maneira possível.

 

  • Orçamento – Por último, planeje seu orçamente total para o e-commerce, todos os gastos e veja se realmente vale a pena o investimento.

 

  • Qualificação profissional – Ter qualificação para administrar um E-Commerce e trabalhar com atendimento ao cliente é muito importante.Caso você ainda não tenha feito nenhum curso de e-commerce, eu fiz e recomendo esse do André do lojavirtual.org,  que além de ser completo tem um preço quase simbólico pelo vasto conhecimento adquirido.Obs. Adquirindo por esse meu link de afiliado, você leva um template pronto na plataforma Opencart que eu mesmo estou disponibilizando. Veja o Demo

 

Para saber mais sobre como montar uma loja virtual, não deixe de entrar em contato através do site  da IZCOMMERCE, inscreva-se para receber conteúdo premium em seu e-mail e todas atualizações do site.

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como montar uma loja virtual - PLANEJAMENTO
Author Rating
51star1star1star1star1star